segunda-feira, 30 de maio de 2011

Selecção Nacional de Paintball

A selecção nacional de paintball promete claramente ser o assunto da moda para os próximos meses, muito porque na última prova do MS deste ano se irá tornar realizar uma Nations Cup. A nations cup é um pequeno torneio reservado a 8 selecções que se realiza nos MS. Portugal já se viu representado algumas vezes neste torneio, sempre com participações muito aquém do esperado. Nos últimos anos esta prova andava esquecida por o MS, mas este ano parecem claramente apostados em ressuscitar este formato. Os primeiros ecos já se fazem ouvir à algum tempo, primeiro surgiu online, um squetch do que será a Jersey nacional e já algum tempo que se ouve nos corredores escuros do paintball nacional os eventuais "seleccionados" a estarem presentes.
Curiosamente já tinha este post programado à algum tempo e logo por mero acaso do destino, neste fim de semana o blog http://tintalusa.blogspot.com/ publicou uma entrevista com o Hugo Domingues aka "Formiga", onde grande parte da mesma gira em torno deste assunto.

Coincidências à parte o que proponho com esta entrada, é que cada um de vocês, desperte o Paulo Bento que existe dentro de cada um de nós e convoque 10 jogadores nacionais! Peço apenas que usem a coerência e não entrem em disparates a convocar "a minha equipa". Tenham em conta o momento actual de forma, a capacidade física, qualidade técnica, experiência, capacidade de aguentar pressão, etc.

Aqui fica então as minhas escolhas, devidamente explicadas!

SLBenfica:
Nuno Lourenço (Ossos) - Um jogador com muita experiência, já habituado a lidar com altos voos é ainda um multifacetado em campo, capaz de fazer várias funções.
Miguel Franco - Exactamente por as mesmas razões que o Ossos, é ainda um dos melhores jogadores a criar espaços para atacar em Portugal.
Filipe Mendes - É o melhor B nacional e enquanto jogar paintball dificilmente o deixará de ser. Estas lides para ele são praticamente normais. Seria a segurança em campo quando esta fosse necessária.

União Leiria:
André Vicente - Esta será provavelmente a escolha mais controvérsia dos meus 10 jogadores. De qualquer forma acho que ninguém será capaz de negar a evidente qualidade técnica deste jogador.
Paulo Maga - O Maga é claramente dos jogadores mais regulares do CN, têm uma enorme qualidade técnica e dos jogadores mais difíceis de eliminar que eu pessoalmente conheço.

Azimut:
Sven - O Sven é um jogador extraordinário, com um excelente tiro e com um dos melhores Snap Shootings nacionais, uma qualidade extremamente importante para estas guerras de alto nível.
Tony - Exactamente por as mesmas razões que o Sven e realçando ainda que apesar de serem jovens estes dois miúdos já têm alguma experiência de MS. Seria ainda um enorme prémio de consagração de dois jogadores que têm crescido tanto numa das pontas do nosso Pais.

Metralhas:
Tiago - Apesar da sua capacidade técnica e por passar discreto muitas vezes em campo, tem sido a seta mortal na ponta do ataque dos metralhas. Seria mais um prémio para um jovem jogador.

Beira Mar:
Horto - Pessoalmente gosto muito de ver o Horto jogar, seria mais um jogador segurança. É dos jogadores com maior capacidade de permanecer vivo (e mesmo assim jogar) atrás de um obstáculo cheio de pressão.

Dragon Legion:
Hugo Domingues (Formiga) - É o Formiga e não há mais nada a dizer. O jogador português com mais experiência internacional, seria o embaixador. O verdadeiro Figo na selecção longe da velocidade de outros tempos, mas cheio de experiência e técnica que a qualquer oportunidade desequilibram. Até hoje ainda não conheci ninguém tão capaz de introduzir nos seus jogadores o factor motivação!

Olhando para estes nomes à primeira vista diria-se que era uma equipa demasiado "defensiva", pessoalmente prefiro pensar que seria uma equipa que iria começar o jogo sempre com 5 marcadores levantados e a disparar. Que tomaria muitos "cantos" de arranque e através dos mesmos iria comer muito terreno em pouco tempo. Seria claramente uma equipa de paintball agressivo mas controlado.

E vocês?? Quem levavam e porquê??

3 comentários:

  1. sem desprimor para qualquer um dos jogadores que aqui colocaste, eu tiraria o Andre di Leiria e colocaria o Hugo Pires.

    ResponderEliminar
  2. Estive fora um par de anos e vi muita coisa a mudar. Muitos jogadores novos e alguns antigos que jogam melhor do que nunca. Outros que infelizmente perderam qualidades.


    Ossos - Para mim o melhor jogador no activo

    Mendes - O Base mais chato com quem já joguei, e sem dúvida o melhor na sua posição

    Pires - Melhor cobra português DE SEMPRE

    Teles - Conheço-o mal, mas o ano passado vi-o carregar o beira-mar as costas. Este ano vejo um jogador calmo e humilde, que são duas características que fazem falta a muitas equipas.

    Miguel Franco - Sem tirar nem por o que disseste.

    Anjix - Agressivo, garra de ganhar, mas coerente. E já com alguma experiência.

    Sven - Só o conheci este ano. Mas da mesma maneira que o Teles carregou com o Beira-mar as costas, o Sven é o principal responsável pelos resultdos dos Azimut. Contudo alguma falta de experiência podia ser falta em certos momentos.

    Formiga - Óbvio

    Tiago (Dragon Legion)


    Assim a esta hora da noite é do que me lembro!!!

    Haaaa e eu o Pap. lá a tirar fotos!!! :D


    Infelizmente existe aqui uma questão importante. Quem paga deslocações?
    Como treina esta suposta selecção?
    Todos sabemos no resultado que isto vai dar se for apenas mais um grupo de malta fixe!!!!
    Acho que a FPP devia ter uma palavra a dizer nisto (quanto a dinheiros, nunca quanto a seleccionados).
    Acho que devíamos apostar em montar um campo, e meter os seleccionados a treinar. Fazer uma coisa a sério e mostrar que não estamos para brincadeiras!!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo em tudo o que escreveste neste ultimo parágrafo André. Existem coisas na FPP que ainda não dá para entender bem. As questões do dinheiro (independentemente do relatório de contas ser público!) faz me e sempre me fez extrema confusão!

    Esta era uma oportunidade única de a FPP mostrar serviço e ter um estandarte para futuras negociações. Inclusive a tão aclamada utilidade pública (ainda faltam uns anos para isto mas pronto!)Uma federação sem uma selecção é sempre estranho!

    ResponderEliminar