quarta-feira, 25 de maio de 2011

Regionais Vs treino Intensivo.

Uma das coisas que me apoquenta no panorama paintbollistico é a quantidade de regionais que existem! Sou da opinião que as lojas têm todo o direito de organizar as suas provas, de forma a aumentarem as suas vendas. Mas até que ponto é que o actual panorama de regionais favorece as equipas e especialmente a sua competitividade.

Analisemos então um dia de regional para uma equipa. A equipa faz 3 jogos de eliminatórias, logo aqui entra em causa um factor a ter em conta. O calendário, se jogar com equipas iguais ou de melhor valor é sempre um excelente treino, temos que ter em conta que o contrário também poderá acontecer. E isso aliás é cada vez mais o caso, basta ver as inscrições das equipas para as DIV1's de alguns regionais e muitas destas pertencem a equipas que no nacional, jogam em Div2 e Div3 - Excelente treino para estas, se souberem espremer as laranjas durante o dia! - ou seja logo aqui poderemos estar comprometer a competitividade da equipa.

Segundo factor a ter em conta é o layout da prova, é ou era frequente ver layouts cujo único objectivo era o gasto descontrolado de bola. Benefícios reais para as equipas nestes casos? ZERO! O ano passado a minha equipa participou na liga Oxygen, o formato era xball corrida até aos 3! Quem conhece o campo, sabe o quanto curto de medidas este é, logo por ai deveria proporcionar jogos extremamente rápidos. Mas mesmo assim chegámos a ter provas que chegávamos à marca das 20 caixas de bolas em 4 jogos! Ou seja 10mil bolas por jogo, num rooster com 7 pessoas dá uma quantia absurda de 1500 bolas por pessoa, o equivalente a 10 pots por pessoa! E atenção que estamos a falar de apenas 4 jogos. O último jogo, quando não o abdicávamos de jogar, jogávamos sempre com orçamento de bolas limitado. Tudo bem que aqui podem entrar outras variantes, como o resultado, pontos nulos, morte súbita, etc, de qualquer forma não deixa de ser um dado a pensar.


Terceiro factor está directamente relacionado com o rendimento que uma prova destas pode de facto trazer a uma equipa. O que quero dizer com isto é, após um jogo de uma prova num regional, quantas equipas param para analisar os erros e dissecar detalhadamente o jogo que acabou de decorrer? Talvez as equipas que perdem, as que ganham muito poucas ou nenhumas o farão! Mais importante ainda, quantas equipas dissecam ponto a ponto, eliminação a eliminação durante um regional?

Do outro lado da barricada temos algumas figuras de peso como alternativa aos regionais. Treino intensivo, jogos contras outras equipas mais fortes ou de igual valor, ou ainda em casos de roosters grandes, jogos entre a própria equipa - sendo esta última a que mais me agrada! - As desvantagens do treino passam apenas, por termos mais ou menos presente o que esperar de cada jogador do outro lado - aqui treinar contra outras equipas toma a liderança - mas as vantagens são muitas. Poderá sempre treinar-se com mais calma e irem analisando em conjunto onde é que uma foi bem sucedida e onde a outra falhou. E ainda colocar-mos situações especificas de treino, como por ex. jogar apenas com VL e 1 pote! O que em algumas situações obriga a ter uma postura em jogo mais agressiva e noutras mais calma e controlada!

Outra vantagem real é agarrar na plataforma de caixas e fazer rende-las durante um dia inteiro, garantidamente que no final do dia o CONJUNTO da equipa terá mais "andamento" no global, que com as mesmo 20 caixas num regional. Todos os jogadores de equipa terão mais tempo de jogo nas pernas, terão passado por mais situações especificas de jogo e o nivelamento da equipa será feito por cima.

No caso dos USA é evidente, que as equipas à muitos anos optam por treinar desta forma. O vimeo está repleto de videos de treino entre equipas. Sendo que algumas chegam a fazer 100 pontos num só dia. Ok elas não treinam com apenas 1vl e 1 pot mas à que saber transpor os métodos para a nossa realidade. Existia no vimeo umas filmagens RAW (em bruto) dos Palm Beach Vipers a treinarem contra os Tampa bay Damage e o processo de treino era claramente fácil de entender. Faz-se 1 ponto analisa-se de uma forma rápida e eficaz, joga-se outra vez! Isto também permite que todos os jogadores da equipa comecem a ter noção do que está a falhar em vez de se chegar à Box a gritar com o resto da equipa "Fiquem vivos!" duh...

Conclusão: não estou a dizer que jogar em regionais é mau e que treinar assim é bom. Ambos possuem claramente desvantagens e vantagens. Analisem sim por a vossa cabeça, a melhor forma de evoluírem e crescerem enquanto equipa. Ou se preferirem outro argumento, escolham a melhor forma onde querem gastar o vosso dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário