segunda-feira, 30 de maio de 2011

Selecção Nacional de Paintball

A selecção nacional de paintball promete claramente ser o assunto da moda para os próximos meses, muito porque na última prova do MS deste ano se irá tornar realizar uma Nations Cup. A nations cup é um pequeno torneio reservado a 8 selecções que se realiza nos MS. Portugal já se viu representado algumas vezes neste torneio, sempre com participações muito aquém do esperado. Nos últimos anos esta prova andava esquecida por o MS, mas este ano parecem claramente apostados em ressuscitar este formato. Os primeiros ecos já se fazem ouvir à algum tempo, primeiro surgiu online, um squetch do que será a Jersey nacional e já algum tempo que se ouve nos corredores escuros do paintball nacional os eventuais "seleccionados" a estarem presentes.
Curiosamente já tinha este post programado à algum tempo e logo por mero acaso do destino, neste fim de semana o blog http://tintalusa.blogspot.com/ publicou uma entrevista com o Hugo Domingues aka "Formiga", onde grande parte da mesma gira em torno deste assunto.

Coincidências à parte o que proponho com esta entrada, é que cada um de vocês, desperte o Paulo Bento que existe dentro de cada um de nós e convoque 10 jogadores nacionais! Peço apenas que usem a coerência e não entrem em disparates a convocar "a minha equipa". Tenham em conta o momento actual de forma, a capacidade física, qualidade técnica, experiência, capacidade de aguentar pressão, etc.

Aqui fica então as minhas escolhas, devidamente explicadas!

SLBenfica:
Nuno Lourenço (Ossos) - Um jogador com muita experiência, já habituado a lidar com altos voos é ainda um multifacetado em campo, capaz de fazer várias funções.
Miguel Franco - Exactamente por as mesmas razões que o Ossos, é ainda um dos melhores jogadores a criar espaços para atacar em Portugal.
Filipe Mendes - É o melhor B nacional e enquanto jogar paintball dificilmente o deixará de ser. Estas lides para ele são praticamente normais. Seria a segurança em campo quando esta fosse necessária.

União Leiria:
André Vicente - Esta será provavelmente a escolha mais controvérsia dos meus 10 jogadores. De qualquer forma acho que ninguém será capaz de negar a evidente qualidade técnica deste jogador.
Paulo Maga - O Maga é claramente dos jogadores mais regulares do CN, têm uma enorme qualidade técnica e dos jogadores mais difíceis de eliminar que eu pessoalmente conheço.

Azimut:
Sven - O Sven é um jogador extraordinário, com um excelente tiro e com um dos melhores Snap Shootings nacionais, uma qualidade extremamente importante para estas guerras de alto nível.
Tony - Exactamente por as mesmas razões que o Sven e realçando ainda que apesar de serem jovens estes dois miúdos já têm alguma experiência de MS. Seria ainda um enorme prémio de consagração de dois jogadores que têm crescido tanto numa das pontas do nosso Pais.

Metralhas:
Tiago - Apesar da sua capacidade técnica e por passar discreto muitas vezes em campo, tem sido a seta mortal na ponta do ataque dos metralhas. Seria mais um prémio para um jovem jogador.

Beira Mar:
Horto - Pessoalmente gosto muito de ver o Horto jogar, seria mais um jogador segurança. É dos jogadores com maior capacidade de permanecer vivo (e mesmo assim jogar) atrás de um obstáculo cheio de pressão.

Dragon Legion:
Hugo Domingues (Formiga) - É o Formiga e não há mais nada a dizer. O jogador português com mais experiência internacional, seria o embaixador. O verdadeiro Figo na selecção longe da velocidade de outros tempos, mas cheio de experiência e técnica que a qualquer oportunidade desequilibram. Até hoje ainda não conheci ninguém tão capaz de introduzir nos seus jogadores o factor motivação!

Olhando para estes nomes à primeira vista diria-se que era uma equipa demasiado "defensiva", pessoalmente prefiro pensar que seria uma equipa que iria começar o jogo sempre com 5 marcadores levantados e a disparar. Que tomaria muitos "cantos" de arranque e através dos mesmos iria comer muito terreno em pouco tempo. Seria claramente uma equipa de paintball agressivo mas controlado.

E vocês?? Quem levavam e porquê??

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Regionais Vs treino Intensivo.

Uma das coisas que me apoquenta no panorama paintbollistico é a quantidade de regionais que existem! Sou da opinião que as lojas têm todo o direito de organizar as suas provas, de forma a aumentarem as suas vendas. Mas até que ponto é que o actual panorama de regionais favorece as equipas e especialmente a sua competitividade.

Analisemos então um dia de regional para uma equipa. A equipa faz 3 jogos de eliminatórias, logo aqui entra em causa um factor a ter em conta. O calendário, se jogar com equipas iguais ou de melhor valor é sempre um excelente treino, temos que ter em conta que o contrário também poderá acontecer. E isso aliás é cada vez mais o caso, basta ver as inscrições das equipas para as DIV1's de alguns regionais e muitas destas pertencem a equipas que no nacional, jogam em Div2 e Div3 - Excelente treino para estas, se souberem espremer as laranjas durante o dia! - ou seja logo aqui poderemos estar comprometer a competitividade da equipa.

Segundo factor a ter em conta é o layout da prova, é ou era frequente ver layouts cujo único objectivo era o gasto descontrolado de bola. Benefícios reais para as equipas nestes casos? ZERO! O ano passado a minha equipa participou na liga Oxygen, o formato era xball corrida até aos 3! Quem conhece o campo, sabe o quanto curto de medidas este é, logo por ai deveria proporcionar jogos extremamente rápidos. Mas mesmo assim chegámos a ter provas que chegávamos à marca das 20 caixas de bolas em 4 jogos! Ou seja 10mil bolas por jogo, num rooster com 7 pessoas dá uma quantia absurda de 1500 bolas por pessoa, o equivalente a 10 pots por pessoa! E atenção que estamos a falar de apenas 4 jogos. O último jogo, quando não o abdicávamos de jogar, jogávamos sempre com orçamento de bolas limitado. Tudo bem que aqui podem entrar outras variantes, como o resultado, pontos nulos, morte súbita, etc, de qualquer forma não deixa de ser um dado a pensar.


Terceiro factor está directamente relacionado com o rendimento que uma prova destas pode de facto trazer a uma equipa. O que quero dizer com isto é, após um jogo de uma prova num regional, quantas equipas param para analisar os erros e dissecar detalhadamente o jogo que acabou de decorrer? Talvez as equipas que perdem, as que ganham muito poucas ou nenhumas o farão! Mais importante ainda, quantas equipas dissecam ponto a ponto, eliminação a eliminação durante um regional?

Do outro lado da barricada temos algumas figuras de peso como alternativa aos regionais. Treino intensivo, jogos contras outras equipas mais fortes ou de igual valor, ou ainda em casos de roosters grandes, jogos entre a própria equipa - sendo esta última a que mais me agrada! - As desvantagens do treino passam apenas, por termos mais ou menos presente o que esperar de cada jogador do outro lado - aqui treinar contra outras equipas toma a liderança - mas as vantagens são muitas. Poderá sempre treinar-se com mais calma e irem analisando em conjunto onde é que uma foi bem sucedida e onde a outra falhou. E ainda colocar-mos situações especificas de treino, como por ex. jogar apenas com VL e 1 pote! O que em algumas situações obriga a ter uma postura em jogo mais agressiva e noutras mais calma e controlada!

Outra vantagem real é agarrar na plataforma de caixas e fazer rende-las durante um dia inteiro, garantidamente que no final do dia o CONJUNTO da equipa terá mais "andamento" no global, que com as mesmo 20 caixas num regional. Todos os jogadores de equipa terão mais tempo de jogo nas pernas, terão passado por mais situações especificas de jogo e o nivelamento da equipa será feito por cima.

No caso dos USA é evidente, que as equipas à muitos anos optam por treinar desta forma. O vimeo está repleto de videos de treino entre equipas. Sendo que algumas chegam a fazer 100 pontos num só dia. Ok elas não treinam com apenas 1vl e 1 pot mas à que saber transpor os métodos para a nossa realidade. Existia no vimeo umas filmagens RAW (em bruto) dos Palm Beach Vipers a treinarem contra os Tampa bay Damage e o processo de treino era claramente fácil de entender. Faz-se 1 ponto analisa-se de uma forma rápida e eficaz, joga-se outra vez! Isto também permite que todos os jogadores da equipa comecem a ter noção do que está a falhar em vez de se chegar à Box a gritar com o resto da equipa "Fiquem vivos!" duh...

Conclusão: não estou a dizer que jogar em regionais é mau e que treinar assim é bom. Ambos possuem claramente desvantagens e vantagens. Analisem sim por a vossa cabeça, a melhor forma de evoluírem e crescerem enquanto equipa. Ou se preferirem outro argumento, escolham a melhor forma onde querem gastar o vosso dinheiro.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Preparação Fisica no paintball.

Em 2003 quando se jogou pela primeira vez Xball em Portugal no Megacampeonato no Jamor, estava entre o público a ver o jogo entre USA Vs England. Neste encontrava-se também grande parte da selecção nacional. Praticamente todos eles eram a primeira vez que viam também uma partida de Xball, dai ser normal a curiosidade e permanecerem nas bancadas a beberem umas jolas, fumarem uns cigarros e verem a emocionante partida! Diga-se que isto foi apenas alguns minutos antes de entrarem em campo para defrontarem a selecção da Rússia!

No campo anexo ao de Xball, debaixo de uma chuva miudinha, andavam uns quais queres Vassillis de calças de pijama com estrelas, a darem voltas ao campo, numa corridinha ligeira, aquecerem as articulações e a aproveitarem para alongarem os músculos! Isto durante praticamente os 40 minutos da partida entre Usa/UK. Resultado final: Portugal 1 - 15 Rússia.

Obviamente que com isto não estou a querer dizer que os Russos ganharam porque fizeram aquecimento. Estes ganharam porque eles encaram o Paintball como um desporto. Desporto esse para o qual se preparam de todas as formas possiveis, sendo que a preparação fisica é apenas uma delas! No ano a seguir em 2004 vi os russos jogarem uma final contra os Joy na Eurodisney e no final da primeira parte ja tinham mais de 10 pontos de vantagem! Miúdos como o Fedorov e o Kniazev pareciam capazes de correr uma maratona, do lado oposto via um Max Lunqvist a arrastar o seu corpo pela relva(?).



Quem me conhece, sabe que sou um acérrimo defensor da preparação fisica no paintball. Defendo que todos aqueles que têm uma mínima ambição neste desporto, devem ter este factor em conta. Em Portugal são poucos os que se preparam para a exigência física de um torneio de paintball. No caso da minha equipa somos apenas 3 em 10! E penso que será um pouco assim em todas as equipas. Obviamente que o treino físico, não poderá, nem nunca deverá ocorrer no tempo de treino em equipa (essencialmente aos fim de semanas!). Assim parte da consciência de cada um, treinar durante a semana. Aquilo que considero o treino perfeito para o paintball passa por uma mistura de trabalho de Cardio-fitness Vs Musculação. O meu plano de treino fisico perfeito seria então o seguinte!

2ªfeira (Se não ouve treino/torneio no domingo)

Treino alta intensidade intervelado
10 Minutos de alongamentos!

Se existiu treino no dia anterior = Descanso na 2ªFeira!

3ªFeira
Treino de Musculação em circuito! Rotina de corpo completo!
Ou seja fazer um treino circuito, ou seja passar de um exercício para o outro e descansar apenas no final de se acabar todos os exercícios! Após um descanso estipulado, voltar a repetir tudo! Ou seja passar por todos os exercícios 3vezes e fazer 8 repetições - ou maior nº possivel - em cada um deles.

Supino
Agachamentos
Remada Curva
Splits com halteres em salto
Rosca directa
Press militar
Chin Ups

Abs, com muitas repetições e trabalho de resistência nos oblíquos.

4ª Feira

Treino de Alta Intensidade Intervalado
10 Minutos de alongamentos!

5ª Feira

O mesmo que na terça

6ª Feira (se existir torneio no fim de semana- descanso!)

Treino de Alta Intensidade Intervalado
10 Minutos de alongamentos!

Sábado (se existir torneio no fim de semana- descanso!)

O mesmo que na terça!


A vantagem desta rotina de treino é que a junção do treino de alta intensidade com o treino em circuito nos dá um grande poder de explosão e resistência! E pode muito bem fazer a diferença naqueles dias longos, ou nos pontos que nunca mais acabam!

É evidente que a mentalidade dos jogadores de topo dos Estados Unidos, mudou claramente desde que começei a jogar para os dias de hoje! A prova disso são os portes atléticos que jogadores como o Oliver Lang exibe hoje em comparação com à 6 anos atrás! O próprio Max Lunqvist é um excelente exemplo disso, quem o viu no Dvd do Jawbreaker3 e quem o viu depois no dvd One with the gun, nota claramente a necessidade de evolução que ouve por parte destes atletas!

Para finalizar no documentário online sobre os RL "Behind the Red" vemos eles a terem treinos fisicos e treinos de musculação! Onde dá para perceber que estão a fazer treinos de 1Repetição Máxima! Ou seja fazerem apenas uma repetição por exercício mas com a carga máxima! É uma forma bastante comum de treino que também poderá ser adoptada para o paintball. A única desvantagem real é a necessidade de um parceiro de treino para funcionar sempre como segurança!

Se alguém quiser mais alguns esclarecimentos sobre o plano de treinos é colocar aqui nos comentários!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia de treino.

Desde que me lembro que nos dias de treino existe sempre o conflito de Drills Vs Jogo! A minha escola de jogo (saudosos Kidz Redz sob a orientação do Miguel Sousa!) é basicamente à base de drills nos dias de treino. Repetição até à exaustão e ganho de memória muscular nos processos a aplicar!

Mas isto era nos tempos de 7man, onde nos jogos dependias apenas de ti e da tua equipa! Onde quem fosse um grande Snaper tinha sempre vantagem, ou quem tivesse um excelente primeiro tiro, garantia sempre muitos mortos! É obvio que essas qualidades hoje ainda são importantes, mas é mais fácil para um jogador menos eficaz no Snap proteger-se com a ajuda do coaching! Quantos vezes não se ouve nas linhas "ele está à tua espera!". Mas hoje jogamos Xball, temos a ajuda da comunicação exterior, sabemos mais ou menos antes mão qual o layout a usar e mais importante ainda estamos todos limitados ao mesmo ROF/BPS! (Rate of fire/Balls per second!)

Por isso a pergunta coloca-se, qual a melhor forma de treinar para um torneio de Xball nos dias que correm. Pessoalmente a forma que mais me agrada será esta.

1º Ligeiro aquecimento e alongamentos.
2º Exercícios de aquecimento técnicos! Como por exemplo recarregar, movimentos de corpo, reflexos, etc.
3º Exercícios dinâmicos e de memória muscular. Exemplo pré-bunking, snapshooting em situações de desvantagem, correcta colocação no obstáculo! Slides!
4º Jogo! Situações de jogo! 1vs1! 5vs2! etc



Ou seja nos tempos de que decorrem creio que todos os treinos devem ser híbridos, serem um conjunto de drills inicialmente e jogo no final! Isto porque realizar apenas drills não nos prepara como conjunto para um torneio e realizar só jogos, acaba por ser um desperdício de bolas se tivermos em conta que muitas das vezes não encaramos situações especificas de jogo (por ex: snapshooting).

Este seria um treino antes de uma prova, em treinos normais optaria por drills de reforço de trabalho de equipa, por drills de comunicação e acrescentava ainda o trabalho especifico de aptidão para qualquer posição - ou seja todos os jogadores da equipa treinarem jogar em qualquer posição! - .

Como defensor acérrimo de treinos físicos para paintball (ainda me irrita bastante todos aqueles jogadores que não encaram isto como um desporto e sim tenho disso na minha equipa!) defendo que todos os jogadores de um rooster devem fazer treinos fisicos para o paintball! Mas fora dos treinos de equipa! Queimar tempo de treino de equipa com exercícios fisicos é um enorme disparate! Cada jogador deve ter a consciência de treinar durante a semana! Nesta campo, a minha escolha recai por um treino em circuito de alta intensidade de musculação! Se existir interesse posso depois colocar um treino deste tipo aqui no blog.

Para finalizar contar apenas uma história curiosa. Assim que entrei nos Estratego kidz Silver - (5man) percebi rapidamente que toda noção que tinha de paintball era para esquecer. A personagem que era o Miguel Sousa, tinha uma visão completamente futurista para treinar equipas. Quando todos passavam as tardes a fazer snap shooting ou outros drills básicos, ou mesmo a jogar. O Sousa tinha inventado uma série complexa de exercicios que nunca tinha visto em lado algum e que traziam resultados! Ano e meio depois na Alemanha (com o campeonato nacioanl de 5man ganho e estarmos a dominar o campeonato de 7man Ama) estou a jogar com os kidz redz, numa equipa que conta o Rodney Squires dos Dynasty. Este pergunta ao Sousa, que tipo de drills costuma-mos nós fazer nos treinos, como é que nós costuma-mos treinar!

Recorde-se que nesta prova estávamos a fazer grande figura na Alemanha e estávamos a ser acusados de Sanbagging, muito por termos o Hugo e o Rodney na nossa equipa! O Sousa lá partilhou com o Rodney o que andávamos a fazer aos fim de semanas! 4 meses depois sai o Dynasty Dysected, com praticamente todos os drills que fazíamos! Se foi coincidência ou não, não faço ideia! A verdade é que nunca mais ninguém calou o Miguel Sousa a partir dai...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bomba relógio!

Grande e importante conselho à FPP. Começem a verificar as datas de validade das botijas compostas, mais concretamente das stakos! A primeira geração de stakos está a "morrer" este ano! Estas botijas têm obrigatoriamente de ir para o lixo! A sua utilização para além da validade é um enorme perigo para todos o jogadores! Espero honestamente que o factor segurança que tem vindo a ser descuidado nas provas da FPP - nunca ouve tantas queixas de redes, ou falta de mesmas, de tinta que queima e destroi - não se prolongue a este factor do desporto!


Em boa verdade a consciência da utilização ou não destas botijas deveria partir de todos nós jogadores, mas como está visto que existe muita gente que não se respeita a si e a muito menos aos outros, parece me evidente que a FPP têm que intervir rapidamente!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rescaldo CN 2ª Etapa

Antes demais, quem é acertou a 100% nas equipas que iam às finais de Gold?

Sobre a prova em si acho que esteve dentro dos parametros habituais da LPP. O piso assustou me quando lá cheguei mas acabou por passar completamente despercebido durante o dia!

Pontos negativos:

Ausência de troféus a única palavra que me ocorre é mesmo VERGONHA!!
O Layout! Era chato e enfadonho, jogo após jogo via-se as equipas a fazer o mesmo.
Voltamos ao meio Xball - so haver coaching dum lado do campo é um handicap muito grande numa prova de Xball!

De resto a grande surpresa do dia foi protagonizada por os SLB, perderam dois jogos seguidos - algo que não devia acontecer à bastantes anos - estiveram em risco de não passar às finais, num jogo do verdadeiro Mata Mata com os metralhas. Em relação ao resto das equipas, Beira mar de volta às finais. Trolls continuam a ser a equipa do QUASE. Paintland a precisar claramente de mais alternativas de ataque para o Rooster. Metralhas S a mostrarem melhorias para esta prova, cheira me que para breve vão começar a incomodar a sério! Metralhas Gold a não aproveitarem um layout que era perfeito para o seu tipo de jogo. Azimut a crescerem ao longo do dia e acabarem em grande forma, a cilindrarem tanto o SLB na meia final como o União na final.
União de Leiria a perderem na final e a garantirem desta forma mais um 2º lugar para a geral.

Este campeonato está claramente ao rubro, à muitos anos que não se via uma corrida destas tão emocionante e sem um grande nome assumido na frente!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cn 2ªEtapa

Que esperar desta segunda etapa?

Acho que nesta segunda etapa do Campeonato Nacional a etapa irá recair principalmente sobre 3 equipas:

Beira-mar: O último lugar na etapa anterior, faz com que esta seja uma prova decisiva, ou as coisas acontecem nesta etapa ou a turbulência irá bater com força desta vez.

Benfica: Ficaram em 1º, apesar de não terem convencido como faziam nos anos anteriores e como dizia o Hugo, "Difícil não é chegar lá é ficar por lá", por isso esta prova vai mostrar a sua real força no CN para esta época!

Trolls: Os eternos "Quase" do CN continuam a desiludir. Resta saber se nesta prova começam a gerir a equipa, como uma equipa ou continuam com a mentalidade do "grupo de amigos" que tanto os tem prejudicado.

Em termos de layout, poderá se dizer que é um layout agressivo, muito à base do que se fazia nos States. Cantos pequenos que irá à partida favorecer a subida pelas linhas. A disposição natural dos obstáculos acaba por "empurrar" as equipas a jogarem nas linhas! Vamos a ver se aquando transposto para o terreno, manterá estas qualidades.

A minha previsão para as finais é:

Uniao Leiria
Azimut
Benfica
Beira Mar

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Descentralização??

Cresci no paintball sabendo que as melhores equipas nacionais eram da zona da grande Lisboa e que pelo meio existiam uma ou duas equipas do Porto. Na primeira época em que joguei no escalão Pro no Campeonato Nacional, existiam as seguintes equipas:

Paintoon
Paintoon Xtreme
Estratego
Kidz Redz
Pshycho
Trolls
Pintabolas
Lusos

Metralhas 1
Metralhas 2

Ou seja 80% das equipas Pro eram da zona da grande Lisboa. Hoje apenas 6 anos volvidos após o meu primeiro jogo em pro no CN, temos as seguintes equipas na liga o Jogo.

Beira Mar
União Leiria
Metralhas 1
Metralhas 2
Paintland
Azimut

Trolls
Benfica

Ou seja os números praticamente que se inverteram. Actualmente 75% das equipas do primeiro escalão do CN não são da zona da grande Lisboa.

Razões para que tal tenha acontecido? Talvez a desorganização a nível regional no que toca a torneios de lojas (foi por esta altura que nasceram os dois regionais!) Falta de aposta das equipas em formação de jogadores? Ou se calhar por outro lado talvez terá sido o resto do Pais, que finalmente viu as suas condições melhorarem e dai ter existido um Booom na qualidade de paintball praticado na zonas fora da grande Lisboa.

Opiniões??

Prefácio.

Apaixonado por este magnifico desporto à mais de uma década, chega a agora o desafio de tentar transcrever os famosos "Dias de Tinta!"