terça-feira, 12 de julho de 2011

Definições...

Após a 4ª etapa do campeonato nacional, muitas são as respostas que começam a ficar definidas. Começando por baixo no que toca ao escalão Gold - os outros escalões que me desculpem, mas não consigo comentar algo que não vejo e não acompanho e para comentar só os números da tabela classificativa acho que não faz sentido - Metralhas Silver conseguiram um novo recorde pessoal de pontos marcados numa prova, infelizmente não chegou e a matemática já não engana! Para o ano irão jogar na liga MVM.

O Beira-mar apesar de ter marcado pela segunda vez este ano presença nas finais, teve o "azar" da paintland ter facturado 75 pontos nesta etapa. As verdadeiras "pedras no sapato" que foram a 1ª e 3ª etapa desta época poderão condenar os vices-campeões de 2010 a uma descida de divisão. Só uma verdadeira desgraça para os Paintland e um verdadeiro milagre para o Beira-mar os deverá salvar do pesadelo que é a descida de divisão!

Trolls continuam no "morno", correm o sério risco de serem ultrapassados no ranking pela paintland e terminarem assim na sua pior classificação do seu historial no que toca ao CN Div1. Faz uma imensa confusão que um grupo que contem jogadores como Miguel Ferreira, José Nuno Vieira, Antonio Ribeiro e o Teddy e que já estão juntos à algum tempo estejam à 5 provas consecutivas do CN de fora do Sunday after lunch club!

União de Leiria deu cabo do conto da Cinderela, as doze badaladas tocaram claramente. O ultimo lugar nesta prova deita por terra um percurso que vinha a ser bastante interessante e que convem relembrar que na entrada para a terceira etapa se encontravam a apenas a dois pontos da primeira posição, o que só mostra claramente o percurso descendente da equipa. Denotou-se demasiado a falta de competitividade para as outras equipas e de entrosamento entre a equipa. Vamos a ver o que reservam para a ultima etapa.

Metralhas continuam como sempre regulares, parece que à muito deixaram para trás os fantasmas que os assombraram a época passada. São a única equipa em Portugal que são claramente geridos (e bem) de fora das redes. Se não perderem jogadores e mantiverem este esquema de organização e gestão vejo-os claramente a serem uma força a dominarem para o ano! Acho que merecem claramente um lugar no podio final de época, mas pessoalmente estou a torcer para que isso não aconteça! LOL

Este Benfica com mais ou menos dificuldades lá continua a liderar a perseguição à dianteira da corrida, agora isolados do resto do pelotão. Pessoalmente não os vejo a conseguir puxar uma outra façanha igual à do ano passado. Os 3 super guerreiros (Mendes, Ossos e Franco) que são a alma do Benfica que me perdoem. Bem sei que especialmente estes merecem mais consideração, mas não creio que a vontade, o coração e o crer dos 3 super guerreiros seja o suficiente para tamanha façanha e em especial colmatar algumas fragilidades que este Benfica continua a denotar! A falta do Tiago Coelho do lado das chamuças e da liderança do Hugo tem-se notado em todas provas. Interessante realçar que o Benfica este ano alcançou apenas um único 1º lugar, na única prova em que o Hugo Domingues esteve a apoiar a equipa, coincidência?

Sou fã nº1 dos Azimut, sou admirador confesso das suas qualidades enquanto equipa. Aprecio imenso a forma como jogam e da forma como o fazem. Acho que se conseguirem manter os pés assentes na terra e se mantiverem o grupo actual, irão durante muitos anos andar no topo do panorama nacional! Acho que só um desastre - ficarem de fora das finais - é que os impedirá de se consagrarem campeões nacionais. O que a meu ver é um titulo mais do que justo. O Beira Mar que me perdoe, mas consigo ver mais justiça em atribuir este ano o CN aos Azimut do que o ano passado ao Beira (isto a olhar para as classificações à 4 etapa!) Em termos técnicos são praticamente perfeitos, dá um imenso gosto ver uma equipa explorar todas as potencialidades de ataque de um campo e a fazerem-no com uma média de 3/4 potes por jogador. E raramente usam essa quantidade de bolas por jogador! Esta etapa finalmente perderam um jogo! Desde a primeira etapa do nacional que não perdiam, tendo estado um total de 13 partidas sem perderem! Ou muito me engano ou estão encontrados os Campeões Nacionais de 2011.

5 comentários:

  1. Sou leitor assíduo desta tua página e não podia estar mais de acordo com as tuas considerações.
    Espero que para o Beira Mar o "milagre" aconteça, pois até ao lavar dos cestos é vindima. Realmente os Paintland têm conseguido suprir a ausência de finais com o amealhar de pontos que lhes permite ter quase os 80 pontos destinados ao 4º classificado ( este sistema de pontuações não faz sentido nenhum, se aumentaram os jogos para melhor de 7, as pontuações dos 4 primeiros tb deveria ter sido revista, de forma a beneficiar realmente quem os atinge). No restante não há duvidas que os Azimut são a melhor equipa a todos os níveis, o Benfica nota-se que jogam espremidos ao máximo e que não sai mais dali, aos 3 bravos que falaste juntaria tb o Teles. Em relação ao Leiria deixo uma questão, não seria o facto de na 3a etapa estarem tão perto do primeiro lugar um factor motivador para fazerem mais e melhor ao invés de a equipa parecer ter ficado desmembrada a jogar cada um para seu lado, com quezilias internas e discussões permanentes?

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que disseste com as classificações na minha proxima entrada vou falar de alguns dos pecados capitais da fpp, (post que ja tenho escrito a algum tempo, estava apenas a espera que o pó assenta-se!).

    Em relação ao UDL, o problema passou muito por uma gestão de 7 jogadores para um gestão de 11 jogadores para esta época. Existiu e tem existido alguma dificuldades na gestão de recursos humanos. Pessoalmente sou grande apologista de roosters pequenos. Mas isto dava um post enorme só por si. Mas sim tems razão nesse ponto Trokka!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Anjix, tenho de concordar com quase tudo o que dizes neste post, acho que foi tudo muito bem analisado.
    Metralhas silver têm uma equipa muito jovem com alguns jogadores inexperientes a sabedoria do Foca e do Pedrosa não chega para tudo, mas dá para ver que têm garra.
    O Beira Mar apesar de ter jogadores cada vez melhores como caso do Troka e do Joãozinho e jogadores já com muito andamento como o Horto ainda não conseguiram achar o ponto de equilibrio para a estabilidade faz falta alguem que lhes mostre o caminho o melhor paintball que os vi a jogar esta época foi no RLX em que o Gil foi dar uma mãozinha.
    Penso que os Paintland têm para dar, só não têm a experiência que alguns de nós já temos de andar aqui há uns anos a jogar no topo do paintball nacional, perderam alguns jogadores importantes para o grupo mas já jogam juntos à muito penso que seja ai a chave para tantos pontos feitos.
    Os metralhas como tu dizes e bem têm uma organização fantastica e um organizador soberbo, para além disso têm muito talento dentro da equipa, para mim tb tinham um lugar no podium.
    O teu Leiria é uma equipa que se conhecem à muito, foram buscar o Maga e o Sá, para mim duas grandes escolhas o Maga já se sabia, o Sá para mim foi uma revelação. Não acredito que, tivessem assim tão desmembrados, apenas estavam num dia não, ha dias assim, não ha nenhuma equipa que desaprenda de jogar paintball. Acho que têm uma consistencia incrivel e sabem dar a volta aos jogos.
    Quanto ao Benfica, de facto as contas não parecem faceis, já não dependemos só de nós. Apesar de só termos ganho o CN em que o Hugo esteve presente tb foi nesse em que jogamos o nosso pior paintball. Sem dúvida que o Hugo faz falta, o Tiago nem se fala, mas a equipa tem de saber viver com isso. De todas as equipas de Gold foi a que teve a maior restruturação e isso faz moça. Ainda não atingimos a plenitude nem a consistencia que tem o Leiria ou os Metralhas.
    Os Azimut são uma equipa que está a jogar muito e por todo o lado do campo como bem disseste, têm putos que querem muito e têm "cotas" que sabem muito... é uma combinação infalivel. Estão de parabens pela posição que ocupam, foi bem merecida.

    um grande abraço e boa continuação para o teu blog

    ResponderEliminar
  4. Olá Anjix,

    Bom blog, gostaria só de explanar algumas coisas relacionadas com o que foi escrito sobre os Metralhas Porto (Gold). A organização de que falam não é só de agora, existe efectivamente de a uns anos para cá, é certo que tem sido ampliada e aperfeiçoada ano após ano.
    A três anos esta equipa foi vice-campeã e no ano seguinte, cometeu o erro flagrante de achar que as camisolas ganhavam jogos, foi nesse ano que a união e organização, nos salvaram da descida de divisão (é nos momentos difíceis que se constata quem são os verdadeiros homens).
    Este ano, a organização mantêm-se e os problemas internos e de carácter interpessoal desapareceram ou foram embora como preferirem.
    Isto tudo para dizer… que acho injusto destacar só o método quando efectivamente o talento e o carácter impregnam esta equipa.

    Abraços,
    Raúl # 75 (Metralhas Porto)

    ResponderEliminar
  5. 5 Estrelas como sempre ;)

    Acho que apesar de não serem de Gold mereciam uma menção neste texto. Falo obviamente do Belenenses que apenas com 4 jogadores (dois deles algo verdinhos ainda) conseguiram um feito inédito ao arrecadar um segundo lugar.

    Para mim e para muitos foram os heróis da prova. Jogar xball com 4 jogadores apenas, sem ajudas oficiais é obra. Ganhar um segundo lugar é de bater palmas!!!
    Sem qualquer desmérito para os restantes três jogadores, percebe-se que quando a mente de génio/louco de Pedro Esteves não tem quem o desvie do caminho consegue feitos fantástico. Para mim um dos jogadores mais desvalorizados do paintball nacional tanto a nível técnico como táctico devido ao seu amor à camisola!!!


    Quanto à GOLD fico com muita pena que a coisa não tenha ficado mais renhida para a ultima prova.
    Não falo só dos Azimut vs. Benfica, mas todas as restantes equipas que ficaram para trás.
    Pode ser que para o ano as 4 equipas de topo estejam até à ultima a lutar pelo título... isso sim seria interessante!!!!

    ResponderEliminar